ENTREVISTA COM O PROFESSOR ANTÓNIO NOVAES À REVISTA 100% NATURAL
(JULHO 1997)

 

Como vai o ensino da medicina tradicional?

 

100% Natural - Desde quando é que a ESCNH existe?

Prof. Ant. Novaes - Desde 1992. Tive o sonho de criar uma escola que reunisse condições para formar profissionais de grande qualidade na área da naturologia. Isto não era fácil de conseguir já que foi preciso, logo para começar, registá-la e legalizá-la, enfrentando a burocracia do costume, mas desta vez um bocado mais complicada. Depois foi necessário agregar um grupo de colaboradores que acreditassem no projecto e se dedicassem a ele devotadamente, sem esperar grandes compensações monetárias; reunir uma equipa de docentes experientes e qualificados; conseguir e equipar instalações espaçosas, condignas. E, é claro, a par de tudo isto, manter todos os contactos e trabalho para a homologação dos cursos e da Escola.

100% Natural - Tanto esforço compensa?

Prof. Ant. Novaes - Economicamente estamos desde sempre em prejuízo controlado. Foi assumido desde a fundação que este era um sonho que para se tornar realidade iria exigir muitos sacrifícios, muitos esforços, muitas incompreensões, muitas resistências, muitas despesas. Alguém tinha que o fazer e deu-se o caso de eu ter disponibilidade para tal. Eu acredito que nós temos alguma obrigação de contribuir socialmente para o bem comum, de acreditar em sonhos e de tentarmos realizá-los na medida das nossas capacidades e posses. Há dias, numa reunião do núcleo duro da ESCNH, fizemos contas e eu disse: é como se eu estivesse a comprar um Rolls Royce a prestações para o oferecer a alguém -- só que em vez de um Rolls Royce é uma Escola. Sem este investimento a fundo perdido, o projecto não seria possível.

100% Natural - Desde então que actividades levou a ESCNH a efeito?

Prof. Ant. Novaes - Não quisemos iniciar cursos regulares sem darmos oportunidade aos profissionais de naturologia de terem um curso de reciclagem. Levámo-lo portanto a cabo na época escolar de 1994-1995, sob protocolo com a Universidade Independente. Teve seiscentas horas, e pela primeira vez houve professores universitários portugueses a dar aulas num curso de naturologia. Só então a ESCNH avançou para o curso curricular, que começou a ser leccionado em Outubro.

100% Natural - Quais são os objectivos deste Curso?

Prof. Ant. Novaes - Alguns passos têm sido dados por alguns organismos oficiais. O mais visível talvez tenha sido a publicação, pelo Ministério do Emprego e Segurança Social, da Classificação Nacional de Profissões de 1994, na qual foram inseridas as profissões de Homeopata-naturologista, Acupunctor- naturologista e Naturopata-naturologista, com as respectivas competências e colocadas sob a designação comum de Especialista de Medicina Tradicional.. Essas competências, apesar de não exaustivamente elaboradas (não é esse o objectivo da Classificação), estão adaptadas à realidade das funções que exercemos. Os objectivos do nosso curso são fornecer a melhor formação possível para profissionais de saúde com as competências que o Ministério definiu.

100% Natural - Como está estruturado o Curso?

Prof. Ant. Novaes - Não temos dúvidas de que estes profissionais têm que ter uma formação em disciplinas médicas básicas. Por isso, o primeiro ano do curso é constituído por cadeiras como Anatomia, Fisiologia, Biologia, Bioquímica, Histologia e Patologia. No segundo e no terceiro anos estudamos então as matérias profissionalizantes: Alimentação, Acupunctura, Homeopatia, Manipulações como Shiatsu e Osteopatia, Hidroterapia, Fitologia, Diagnóstico...

100% Natural - Como é composto o corpo docente?

Prof. Ant. Novaes - Cinco das cadeiras são leccionadas por professores de Universidades públicas e privadas, sendo alguns deles doutorados. Os professores de Anatomia, Patologia e de Fisiologia são médicos, o de Farmacognóse é farmacêutico, o de Bioquímica é engenheiro. As cadeiras da área de Naturologia são leccionadas por professores dos mais experientes: acupunctores, homeopatas, naturologistas com experiência de prática e ensino de muitos anos.

100% Natural - Onde é que a ESCNH está instalada ?

Prof. Ant. Novaes - Em Campo de Ourique, a cem metros do café Canas e ao lado da embaixada Suiça.

100% Natural - E tem havido muitos candidatos a alunos?

Prof. Ant. Novaes - Ainda não os suficientes para cobrir os custos correntes, mas não estamos longe dessa meta. A partir daí, o nosso objectivo não é ter muitos alunos. Visamos ter uma Escola com poucas turmas mas com uma qualidade de ensino cada vez melhor, e com uma selecção de alunos cada vez mais exigente. Os que neste momento estão a completar o primeiro ano são um grupo de alunos interessados e já temos várias inscrições para Outubro.